quarta-feira, 25 de abril de 2012

Manual do terno


Gente terno é muito chique, né? Eu, particularmente, adoro as oportunidades que tenho de usar um. Você fica com uma imagem imponente, charmosa e sofisticada. Mas acho, que assim como eu, muitos homens tem dúvidas na hora de escolher um terno e acabam estragando o visual. E foi isso que vim solucionar, me acompanha:

Sobre o Terno:
Originalmente o terno é formado por três peças, Paletó+Colete+Calça, e é deste fato que vem a origem do nome (terno = três). Mas com o tempo as pessoas passaram a chamar de terno o que na verdade é o costume, que seria o Paletó+Calça do mesmo tecido (ou tecidos diferentes).
Existem três cortes clássicos de terno, cada um cria um efeito diferente na silhueta:
Corte Americano: Este tende a ser mais solto e amplo, ele esconde as formas de quem usa. Excelente para homens com ombros, peitos e cinturas largos e também para quem tem barriga avantajada.
Corte Inglês: Este é inspirado nos uniformes das forças armadas britânicas. É o meno s usado na atualidade, é mais ajustado que o corte americano, mas ainda é de silhueta larga.
Corte Italiano (ou europeu): O mais ajustado de todos, tem ombros marcados e causa a ilusão de ombros mais largos. Também é o mais jovial e ótimo para os mais magros.

Medidas:
Comecemos pelo paletó, que deve ter ombros que se encaixem perfeitamente, pois determinaram todo o caimento. Os botões devem fechar naturalmente, sem repuxar o tecido, ele deve ficar ajustado e confortável. As magas não devem limitar os movimentos e deve ser meio centímetro menor que a camisa (que deve aparecer). A lapela deve ser reta e não cobrir o primeiro botão, o recorte tem de ser mais profundo de acordo com a altura do homem (mais profundos são ideais para os mais baixos).

As calças também devem se ajustar ao corpo, sem a necessidade de cintos ou suspensórios. Mas não deve limitar os movimentos e nem enrugar quando puserem as mãos nos bolsos. Ela deve ficar na cintura, nem muito alta e nem abaixo da barriga, isso determina o caimento. O comprimento deve cobrir as meias, que só devem aparecer ao sentar, e a barra deve alcançar o sapato, deixando à mostra somente em parte.

Adequando:

Para homens Altos:
Objetivo: quebrar a verticalidade
Paletós de 3 a 4 botões ou jaquetão
Barra Italiana 
Calças de Cintura mais alta e levemente afuniladas 

Para homens baixos:
Objetivo: alongar a silhueta
Paletós com 2 ou 3 botões
Evitar paletós muito compridos
Evitar calças compridas demais e barra italiana

Para homens acima do peso: 
Objetivo: alongar a silhueta e diminuir a largura
Paletó 2 a 3 botões de preferência em cores escuras
Calça deve ser usada na linha da cintura 
Evitar jaquetão e contraste entre parte superior e inferior 

Para homens magros:
Objetivo: fortalecer visualmente
Paletó 3 ou 4 botões com ombreiras
Lapelas apontando para cima
Abertura do paletó lateral

Para homens atléticos:
Objetivo: equilibrar a diferença entre peito e cintura
Paletó 2 botões com ombros naturais
Evitar paletós acinturados
Camisas com padrões verticais de linhas sutis

(Fonte: Site terra)


E então, ajudei? Espero que sim.

Abraços!


Gostou?
Então curte e compartilha:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...